Não me aprofundei muito nisso mas, pelo que pude perceber, não existem comprovações científicas que ouvir Mozart ou Beethoven possam fazer seu bebê mais ou menos inteligente. Enfim...
O fato é que os bebês podem ouvir sons externos. A partir da sétima semana. E a audição vai ficando cada vez mais apurada com o passar dos meses.
Sobre estudos não sei...o que sei é o que vivi e ouvi de pessoas próximas.
Me lembrei que quando minha irmã estava grávida da minha sobrinha ela sempre ouvia uma música da J-Lo que estava no auge na época (All I Have).
Ouvíamos muito e cantávamos bem alto sempre. Não por haver algum significado mas porque gostávamos muito. O clipe é lindo também.
Um belo dia, depois que minha sobrinha nasceu, estávamos ouvindo rádio e a música tocou. Os olhinhos dela "procuravam" a música. Ela ficou quietinha ouvindo, prestando atenção. O maior barato. A gente pensa que ela reconheceu.
Me lembro também de um relato de uma professora de educação infantil cristã, a querida irmã Linda. Tive vários cursos com ela sobre ministração infantil e, em um deles, ela contou que sempre cantava um hino durante a gestação e quando o bebê era pequeno. Um dia seu filho ,já homem, ouviu o hino e se emocionou muito. Foi até a mãe e disse: "Mãe, é a primeira vez que ouço esse hino, nunca tinha ouvido mas ele me toca de maneira profunda, como se já tivesse vivo algo muito precioso."
Então, ela explicou a ele a história do hino.
Aquela história me tocou muito. Fiquei realmente surpresa.
O que um bebê ouve desde o útero (minha opinião) é muito importante. Eu creio que deve-se tomar muito cuidado com o que se diz e com o que se ouve na gestação.
Aqui em casa todos estão tendo muito cuidado. Depois que informei que o bebê já pode ouvir só ouço: "Cuidado ! O bebê está ouvindo !"
Tanto meu marido como a Gi falam isso o tempo todo. É até engraçado.
Tenho ouvido muitas músicas infantis e música clássica para crianças.
Me faz bem, me acalma e acredito que o bebê sente isso.
Somos mães no momento que pegamos o resultado positivo. Não nos tornamos mães depois que o bebê nasce. E acho que esse cuidado, ainda na gestação, é muito importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário